• Home
  • Blog
  • INSS: Dicas para um bom planejamento previdenciário

INSS: Dicas para um bom planejamento previdenciário

aposentadoria é um sonho para muitos brasileiros, muitos conseguem ter com facilidade, já outros é uma realidade bem distante.

Na maioria das vezes o aposentado tem direito a receber um beneficio com um valor alto acima do planejado, porem, por falta de informação, de auxilio e planejamento, muitos ficam perdidos e acabam recebendo valores menores do que deveriam receber.

Hoje vamos te dar dicas de como você deve planejar a sua aposentadoria para que no futuro você não tenha dores de cabeça.

Não dependa apenas do INSS

Como todos sabem a Previdência Social é a forma mais comum de planejar a aposentadoria.

Porém aconselhamos o segurado a não se apegar somente no INSS, pois o piso e o teto salarial nesse tipo de investimento público são limitados e, consequentemente a aposentadoria da pessoa também ficará restrita.

É muito comum encontrarmos pessoas aposentadas fazendo “bicos”, para ter uma segunda fonte de renda, isso por que o valor pago não é o suficiente para manter os gastos domésticos e de saúde.

Para que isso não aconteça é fundamental buscar outras formas de investimentos a longo prazo.

Tenha a previdência privada como opção

A previdência privada é uma opção para aqueles que não querem depender apenas do INSS na hora de planejar a sua aposentadoria.

Para estes existem diferentes planos de previdência privada.

Quando devo começar a planejar minha aposentadoria?

O quanto antes você investir menor será a quantia mensal que vai ser preciso aplicar.

Além do mais, seu retorno tende a ser muito maior no futuro.

  • Imagine que Dona Geralda começa a investir R$ 200,00 por mês aos 21 anos, focando em se aposentar aos 55 anos, neste caso ela estará investindo no seu plano de previdência privada durante 34 anos, e ainda terá chances de aumentar a contribuição e acumular ainda mais patrimônio.
  • Agora considere seu Joao que inicia suas contribuições aos 40 anos, com o valor de R$ 200,00, ainda assim, as chances de seu João de garantir uma aposentadoria mais confortável é muito grande.

Por isso é importante começar a investir logo e planejar a sua aposentadoria, independente da idade, planeje-se para conquistar seus objetivos financeiros futuros

Tenha clareza nos seus objetivos

É importante que você tenha em mente seu objetivo, para você estipular uma meta especifica, para que no futuro você consiga alcançar seu objetivo e consequentemente ter tranquilidade.

Planejamento financeiro

É um dos principais requisitos para a saúde financeira de qualquer pessoa, principalmente para quem quer planejar sua aposentadoria.

  1. Coloque seus gastos em ordem;
  2. Controle sua renda (Saída e entrada de capital);
  3. Guarde dinheiro;
  4. Identifique seus gastos e seus custos mensais.

Essas atitudes são fundamentais para sua vida financeira, isso irá ajudar a você a ter benefícios a longo prazo e qualquer outra meta financeira com maior facilidade.

Tenha suas contribuições em dia

Manter suas contribuições regular nos seus investimentos é essencial para planejar a sua aposentadoria e um futuro financeiro estável.

A disciplina é o segredo para quem quer alcançar a aposentadoria de forma tranquila.

É importante frisar que a cada pagamento atrasado consiste em um mês a mais de trabalho, o que pode retardar a sua aposentadoria.

Tenha outros tipos de investimentos

Investimento é o segredo para fazer seu dinheiro render, investimentos a longo prazo podem ser uma boa saída para quem já está pensando na aposentadoria.

É importante que tenha atenção na hora de escolher no que investir, opte sempre por uma empresa que tenha rentabilidade previsível.

Com isso concluímos que o planejamento da aposentadoria deve ser uma preocupação de todos os brasileiros, lembre-se, passada certa idade, você não poderá mais trabalhar, obviamente você terá que contar com algum tipo de renda.

O quanto antes você começar a pensar sobre o planejamento da sua aposentadoria, maior será a sua qualidade de vida.

Fonte: Jornal Contábil
Gostou? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram