Pente-Fino do INSS: Os primeiros alvos da operação

O pente-fino do INSS convocará os segurados mais jovens e que estão há mais tempo recebendo o benefício por incapacidade (auxílio doença ou aposentadoria por invalidez).

Informação sobre o Pente-fino do INSS foi publicada no Diário Oficial da União

A informação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Contudo, a convocação do pente-fino ainda não começou e sequer tem data para iniciar, segundo a Secretaria Especial da Previdência de Previdência e Trabalho.

Assim que as convocações começarem, os segurados selecionados para o pente-fino serão notificados pelo INSS. Em seguida, terão que agendar uma perícia médica pelos canais remotos da Perícia Médica Federal, que ainda não foram criados.

O que faz o segurado perder o benefício?

Caso haja alguma irregularidade, o trabalhador ou aposentado será notificado. Assim, ele terá 30 dias para apresentar sua defesa, com os documentos adicionais ou de suporte solicitados. Entretanto, para o trabalhador rural, o agricultor familiar e o segurado especial, o prazo será de 60 dias.

O segurado perde o benefício se não enviar a documentação exigida dentro do prazo de defesa ou se os documentos enviados forem considerados insuficientes.

Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/pente-fino-do-inss-os-primeiros-alvos-da-operacao/