• Home
  • Blog
  • Projeto quer eliminar necessidade de autenticação de documentos em cartório

Projeto quer eliminar necessidade de autenticação de documentos em cartório

Está em tramitação na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 4217/20, que deseja acabar com a necessidade reconhecimento de firma em cartório para atestar a autenticidade de assinatura em documento público ou privado.

De acordo com o texto do deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), a conferência será feita por quem receber o documento assinado, tomando por base documento oficial apresentado pelo autor da assinatura.

O deputado justifica o projeto dizendo que já passou da hora de o Brasil abandonar velhas práticas cartoriais que “em nada contribuem para a segurança jurídica” da sociedade.

“Há uma campanha de desinformação que afirma, falsamente, que o reconhecimento de firma é necessário em quase todos os documentos, o que é falso. A população em geral, querendo evitar qualquer problema jurídico, opta por fazer o reconhecimento de firma, gastando tempo e dinheiro”, observa o deputado.

“Com o avanço tecnológico, o reconhecimento de firma tornou-se uma burocracia cara e dispensável. Além do uso disseminado da assinatura eletrônica (por meio de certificado digital) , temos a possibilidade de conferir a assinatura com documentos de identidade em tempo real, por meio da internet”, conclui.

O projeto altera o Código Civil e a Lei de Registros Públicos e será analisado pelos demais parlamentares.

Fonte: Portal Contábeis

Gostou? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram