• Home
  • Blog
  • RAIS 2020: GDRAIS já está disponível para download

RAIS 2020: GDRAIS já está disponível para download

A entrega da declaração da Relação Anual de Informações Sociais, RAIS, começou nesta segunda-feira, 9, e vai até 17 de abril de 2020, conforme a Portaria 6.136/2020.

A declaração da Rais deverá ser feita somente via internet, pelo programa GDRAIS 2020, que já está disponível para download. Clique para baixar:

GDRAIS 2019 – Versão 1.0.0 Atualizada em 09/03/2020 (Necessário estar instalada no computador a versão 7 ou superior do JAVA).

Programa Gerador de Declaração da RAIS (ano base) versão Windows
Programa Gerador de Declaração da RAIS (ano base) versão Linux

GDRAIS Genérico 1976-2018 – Versão 1.0.0 Atualizada em 09/03/2020 (Necessário estar instalada no computador a versão 7 ou superior do JAVA).

Programa Gerador de Declarações Genéricas (anos anteriores) versão Windows
Programa Gerador de Declarações Genéricas (anos anteriores) versão Linux

RAIS 2020

Todas as empresas compreendidas nos grupos 1 e 2 do eSocial, conforme cronograma estabelecido pela Portaria 1.419/2019, estão desobrigadas a declarar a RAIS, e não devem declarar a RAIS pelo GDRAIS 2019 (Portaria 1.127/2019). O cumprimento da obrigação para fins de pagamento do abono salarial será feita exclusivamente pelo eSocial.

Para as demais pessoas jurídicas de direito privado e de direito público, bem como pessoas físicas equiparadas a empresas, fica mantida a obrigação prevista no Decreto nº 76.900, de 23 de dezembro de 1975, seguindo o disposto no Manual de Orientação do ano-base 2019.

Preenchimento RAIS

As empresas e empregadores são obrigados a prestar as seguintes informações de seus trabalhadores ao eSocial:

a) data da admissão, data de nascimento e CPF do trabalhador;
b) data e motivo da rescisão de contrato, bem como os valores das verbas rescisórias devidas;
c) valores de parcelas integrantes e não integrantes das remunerações mensais dos trabalhadores, com a correspondente discriminação e individualização dos valores.

Confira o Manual de Orientação da RAIS 2020.

Recibo RAIS

O recibo de entrega da RAS será gerado em 5 dias úteis após a entrega da declaração, utilizando o endereço eletrônico http://www .rais. gov.br – opção “declaração Já Entregue”/”Impressão de Recibo de Entrega”.

Para fins de fiscalização do trabalho, a cópia do arquivo e o recibo de entrega da RAIS devem ser acessados via sistemas internos do Ministério da Economia.

Fonte: Portal Contábeis.

Gostou? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram